63 Anos de transformação social

O que dizer sobre 63 anos? As palavras vêm quase que naturalmente ao pensamento: experiência, maior serenidade para lidar com dificuldades e mais capacidade para ouvir e compreender o outro. Sim, quase todos nós percebemos que ultrapassar seis décadas não significa só envelhecer. Mais do que isso, significa ganhar maturidade. Com a Pequena Casa da Criança não foi diferente. Nascida em 15 de agosto de 1956, a instituição é hoje resultado de seu crescimento junto com sua comunidade. Tornou-se madura ao desenvolver ano a ano um trabalho social com os moradores da Vila Maria da Conceição, conquistando títulos de responsabilidade e certificados que comprovam um reconhecimento nacional. A Pequena Casa é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, filantrópica, educacional e de assistência social, e também de utilidade pública. Atua com base na doutrina e nos princípios cristãos e prioriza a ação preventiva dirigida a crianças, adolescentes, famílias e idosos. Foi fundada pela Irmã Nely Capuzzo, da Congregação Missionárias de Jesus Crucificado, e desde 2002 é dirigida pela Irmã Pierina Lorenzoni, da mesma Congregação. Está localizada no coração da comunidade Maria da Conceição, zona leste de Porto Alegre.

O trabalho desenvolvido na Pequena Casa da Criança engloba ações de educação, profissionalização, mobilização comunitária e de assistência social com uma população em situação de extrema vulnerabilidade social. Com 63 anos de serviços gratuitos, financia seus programas com recursos próprios por meio de parcerias com o Município e contribuições provenientes de pessoas físicas e jurídicas. A Pequena Casa busca promover a educação integral por meio do ensino regular, profissionalizante e cursos livres de capacitação profissional, buscando a melhoria da qualidade de vida. Atende cerca de 600 crianças, jovens e idosos e serve 1.200 refeições diariamente. Tem nos seus programas a Escola de Educação Infantil, Ensino Fundamental do primeiro ao quinto ano, Turno Integral e iniciativas como o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), disponível no turno inverso ao da escola com diversas oficinas. Entre as muitas atividades estão aulas de flauta, percussão, violino, violoncelo, viola, violão e judô. O Programa Jovem Aprendiz prepara jovens para o trabalho, o Programa Ação Rua auxilia pessoas em situação de rua e crianças em situação de trabalho infantil e o Grupo de Idosos leva mais diversão aos participantes em encontros que proporcionam desde aulas de artesanato até dança. Conhecer todo esse trabalho é uma experiência maravilhosa. Os detalhes podem ser obtidos aqui mesmo, no endereço da instituição: Rua Mário de Artagão, 13, Vila Maria da Conceição, bairro Partenon, em Porto Alegre. Contribuições são sempre bem vindas e podem ser feitas por contato pelo site www.pequenacasa.org.br ou pelo telefone 3076-0500.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

 

Your browser is out of date. It has security vulnerabilities and may not display all features on this site and other sites.

Please update your browser using one of modern browsers (Google Chrome, Opera, Firefox, IE 10).

X