Instituição idônea, competente e transparente

 

A Pequena Casa da Criança é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, filantrópica, educacional e de assistência social, de utilidade pública, atua com base na doutrina e nos princípios cristãos, e prioriza a ação preventiva dirigida a crianças, adolescentes, família e idosos.

A instituição foi fundada em 15 de agosto de 1956 pela Irmã Nely Capuzzo, da Congregação Missionárias de Jesus Crucificado, e desde 2002 é dirigida pela Irmã Pierina Lorenzoni, da mesma Congregação. Está localizada no coração da comunidade Maria da Conceição, zona leste de Porto Alegre.

A Pequena Casa da Criança chega aos 62 anos como uma das 100 Melhores ONGs do Brasil, título que conquistou já em 2017. Foi uma imensa alegria receber mais um reconhecimento de importância nacional. O guia criado em parceria entre a revista Época e o Instituto Doar listou as melhores práticas de gestão e transparência no Terceiro Setor. A matéria trazendo esta excelente notícia está publicada no site da Revista Época. O objetivo da iniciativa é reconhecer boas práticas de gestão e transparência no Terceiro Setor e incentivar a cultura de doação no Brasil. Ao todo, 1.560 organizações se inscreveram. Destas, 527 inscrições foram validadas e 150 pré-selecionadas por um comitê executivo com base no desempenho apresentado. Composta por representantes da Época, do Instituto Doar e do Centro de Estudos em Administração Pública e Governo da Fundação Getulio Vargas, a comissão julgadora avaliou cinco princípios gerais: causa e estratégia, representação e responsabilidade, gestão e planejamento, além de estratégia de financiamento e comunicação e prestação de contas. A premiação ocorreu em São Paulo no Espaço Laranja. O guia, ainda segundo a revista Época, foi organizado em ordem alfabética, mas além do destaque geral apresenta destaques em outros dois critérios: melhores por região e melhores por área de atuação.

São acontecimentos como estes que sempre enchem de esperança as salas da Pequena Casa da Criança. Desempenhar um bom trabalho reconhecido nacionalmente reforça o ânimo para auxiliar a todos que precisam na comunidade da Vila Maria da Conceição. Todos os detalhes sobre essa história que tanto orgulho nos traz podem ser lidos no site da Revista Época.

E então? Acabou? Não. Temos também o Selo Doar, reconhecimento de uma instituição de renome nacional. Outra grande alegria. Olha o que recebemos de São Paulo: “O Instituto Doar confere à Pequena Casa da Criança o presente certificado, atestando com conceito A o Padrão de Gestão e Transparência das organizações sem fins lucrativos”. O documento é assinado pelo presidente do Instituto, Marcelo Estraviz, e pela diretora executiva Silvia Daskal. A entidade é a mesma que organiza o prêmio Melhores ONGs junto com a revista Época. Também por isso vivemos um momento importantíssimo nestes 62 anos, comemorando mais um aniversário com muita emoção. Afinal de contas, este certificado tão importante tem validade até abril de 2019. E partimos desde agora para os 63 anos já planejando nova conquista para 2020.

Por que é tão importante receber esse certificado? Porque o Instituto Doar é uma entidade que valoriza e incentiva a cultura da doação, e é exatamente a solidariedade das pessoas que mantém a Pequena Casa da Criança fazendo seu trabalho junto de sua comunidade na vila Maria da Conceição. O Selo Doar é mais uma comprovação de credibilidade, seriedade e respeito adquiridos nestes 62 anos de história da Pequena Casa, fundada em 15 de agosto de 1956.

“Nossa missão é pura e simplesmente ampliar a cultura da doação no Brasil e no mundo”, reitera em seu site o Instituto Doar, que começou sua atuação em 2013 no evento ONG Brasil, em um trabalho que oportunizava mobilizar mais de 500 organizações presentes no encontro daquele ano. A certificação nos impulsiona a buscar outras. E que venham muitas.

É uma alegria saber que o trabalho diário vale muito a pena e transforma a vida de milhares de crianças, jovens e idosos. Um resultado para ficar na história da Pequena Casa da Criança é o Prêmio Enats de Boas Práticas de Gestão 2018. A Instituição foi reconhecida na categoria organizações de médio porte pela excelência em transparência. O prêmio é certificado pelo CeMAIS, Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais. Mais um item importante no currículo da Instituição, que com gestão de qualidade permanece como um grande caso de sucesso no 3º Setor no Brasil. E a luta não para por aí. No ano passado a Pequena Casa também ganhou o Certificado de Responsabilidade Social, outra comprovação de excelência entre tantas. Muito orgulho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Your browser is out of date. It has security vulnerabilities and may not display all features on this site and other sites.

Please update your browser using one of modern browsers (Google Chrome, Opera, Firefox, IE 10).

X