Palavra da Presidente, ir. Pierina

Caros leitores e leitoras: Setembro nos traz um grande motivo para reflexão. Como cristãos celebramos o mês da Bíblia, uma referência para o estudo e a contemplação da Palavra de Deus em todo o Brasil desde 1971. A Palavra de Deus nos mostra o caminho a seguir e nos aponta para a vivência da fraternidade solidária, da justiça, da esperança e do amor. Neste ano de 2019, a Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB), dando continuidade ao ciclo do tema “Para que nEle nossos povos tenham vida”, propôs o estudo da Primeira carta de São João com destaque para o lema “Nós amamos porque Deus primeiro nos amou” (1Jo 4,19). Cabe aqui uma reflexão aprofundando o conteúdo da carta de São João. Ninguém se liberta ou se salva sozinho.

Precisamos uns dos outros. A vida em comunidade e em grupos sempre traz dificuldades, mas se vivida no amor e na fraternidade, ali o amor de Deus se faz presente. Porém, diante da trágica situação do mundo atual, infelizmente presenciamos muito sofrimento na vida de crianças, mulheres e homens refugiados, migrantes clandestinos, doentes e famintos, de famílias sem espaço próprio e sem futuro, de milhares de moradores de rua, das máfias que traficam pessoas transformando gente em mercadoria. Essa realidade nos desmonta por dentro e, confrontando com os ensinamentos de Jesus, enxergamos como por um espelho que a humanidade ainda está longe de viver o amor e a fraternidade. Temos, sim, graças a Deus, muitas pessoas que são sensíveis e expressam seu amor ao próximo de muitas formas, embora o desafio seja sempre muito grande. Sugiro a leitura da Primeira carta de São João para, assim, irmos confrontando nossa vida com a proposta da vivência do amor fraterno que a mensagem nos sugere. “A Palavra de Deus é a Verdade, sua Lei, Liberdade”. “Quem ama, não peca” (Santo Agostinho).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

 

Your browser is out of date. It has security vulnerabilities and may not display all features on this site and other sites.

Please update your browser using one of modern browsers (Google Chrome, Opera, Firefox, IE 10).

X