Setembro marca o Mês da Bíblia

 

Setembro é um mês de renovação, de Primavera, marca a estação das flores, um milagre da natureza e da vida. E foi nessa mesma vibração que ocorreu, no dia 21, o debate enfocando a Bíblia. O encontro foi importante porque serviu para refletir, entre outros pontos, sobre milagres. Nos assuntos da reunião estavam o diálogo de Jesus e o cobrador de impostos Zaqueu, além do milagre de Jesus sobre a cura da cegueira de Bartimeu (O Cego de Jericó). Estas e outras histórias estão todas na Bíblia, e é importante relembrar o que representa essa publicação tão sagrada. A palavra “Bíblia” significa “livros” em grego. É formada por 73 livros e é a obra mais lida, impressa e conhecida em todo o mundo. Divide-se em Antigo Testamento e Novo Testamento, sendo 46 livros no antigo e 27 no novo.

O Antigo Testamento aborda a criação do mundo: a Terra, o mar, os animais e os seres humanos. Mostra o amor de Deus por tudo que Ele criou e em especial por nós, humanos. Entre os relatos da criação está a história de Abraão e sua mulher Sara. Abraão é chamado o patriarca do povo de Deus. Todos nós fazemos parte dessa imensa família do Povo de Deus e somos descendentes de Abraão e Sara. O Antigo Testamento conta também a história de Moisés, que foi escolhido por Deus para libertar o povo que era escravo no Egito. Há ainda a história dos profetas, homens que eram orientados por Deus para mostrar às pessoas as coisas certas e erradas. Dentre esses profetas está Isaías, que escreveu sobre o nascimento de Jesus muitos anos antes de ele nascer.

O Novo Testamento marca uma nova etapa e conta a história mais importante de todos os tempos: a Vida de Jesus. Quatro livros nos relatam seus ensinamentos e milagres. Detalham também sua morte e ressurreição. São os Evangelhos, escritos por São Mateus, São Marcos, São Lucas e São João. No Novo Testamento encontramos também a história do início da Igreja, que está no livro dos Atos dos Apóstolos. Há ainda várias cartas escritas por São Paulo às comunidades cristãs daquela época, além de cartas de Tiago, Pedro, João, Judas, e, por fim, o livro do Apocalipse.

Confira fotos abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Your browser is out of date. It has security vulnerabilities and may not display all features on this site and other sites.

Please update your browser using one of modern browsers (Google Chrome, Opera, Firefox, IE 10).

X